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Código de Ética HDI
Compromisso com a verdade

Código de Ética HDI                        

A HDI acredita que a dignidade, confiança, prevenção e garantia, são características marcantes em nossos serviços e que os princípios éticos são imprescindíveis para o perfeito relacionamento com seus colaboradores, acionistas e fornecedores.

Entendemos a ética como forma de conceber ações direcionando-as para o bem, o certo, e o justo, onde a veracidade, a exatidão, a dignidade e a imparcialidade sejam constantes.

Acreditamos que o entendimento e a prática sobre estes princípios são fundamentais para todos aqueles que valorizam a integridade e respeito mútuo, permitindo alcançarmos padrões morais e éticos cada vez mais elevados.

 

Murilo Setti Riedel

Presidente

 

1. Objetivo e abrangência

O objetivo desse Código de Ética e Conduta Profissional é definir e explicar aos colaboradores e aos fornecedores da Companhia os requerimentos legais e éticos que eles devem cumprir no exercício de suas atividades.

Este documento estabelece os princípios gerais e as regras que devem ser obrigatoriamente seguidos por todos os colaboradores da HDI Seguros, inclusive os membros dos órgãos de administração, fornecedores, corretores de seguros e de resseguros, e por todos os seus funcionários enquanto na prática e condução dos seus negócios com a HDI.

Entre os fornecedores cuja atuação se faz com caráter de representação da Companhia, incluem-se, sem esgotar a lista: os peritos, os sindicantes, os reguladores de sinistros, os advogados, os prepostos e os assemelhados.

 

2. Normas gerais de conduta dos Fornecedores

Os fornecedores da HDI Seguros, os seus funcionários e parceiros de negócios estão obrigados a seguir este Código de Ética e Conduta Profissional e quando estiverem praticando negócios com a Companhia, especialmente quando as suas atividades profissionais forem efetuadas representando a Companhia perante terceiros, em particular qualquer esfera do Poder Público.

O descumprimento desta obrigação ensejará a responsabilização pelas eventuais penalidades que venham a ser aplicadas por qualquer esfera do Poder Público, a rescisão contratual e outras penalizações que sejam legalmente aplicáveis.

 

3. Respeito mútuo – proibição de discriminações e favorecimentos

A base de atuação de todos os colaboradores e fornecedores deve ser uma conduta justa e respeitosa entre si e com os nossos clientes e parceiros de negócios, respeitando os direitos individuais de cada pessoa. Isso inclui também a observação e cumprimento das obrigações contratualmente assumidas.

Não será tolerado tratamento desigual por motivos de origem étnica, raça, sexo, religião ou ideologia, incapacidade, idade ou identidade sexual.

As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pela cortesia e respeito, proporcionando um ambiente de trabalho saudável. O espírito de equipe, a lealdade, a confiança, a conduta compatível com os valores da HDI Seguros e a busca por resultados devem predominar.

Não é admitido o uso do cargo para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados.

É fundamental reconhecer o mérito de cada um e propiciar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existentes, segundo as características, competências e contribuições de cada colaborador.

Não se admite nenhuma decisão que afete a carreira profissional de subordinados ou o relacionamento comercial com fornecedores baseada apenas em relacionamento pessoal.

 

4. Comportamento competitivo

A HDI Seguros encara a concorrência e o fortalecimento da nossa posição no mercado através da excelência nos serviços. Por isso seus colaboradores devem manter padrões legais e éticos impecáveis na busca de atingir seus objetivos de negócios de maneira justa e apropriada.

Apenas utilizamos meios lícitos para obter informações sobre competidores, e condenamos toda ação ilegal que possa gerar reclamações de responsabilidade.

A concorrência leal deve ser o elemento básico em todas as operações e relações com outras Companhias do mercado. A competitividade deve ser exercida com base nesse princípio.

Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles. Devemos tratar as demais Companhias com o mesmo respeito com que a HDI Seguros espera ser tratada.

É proibida qualquer ação que se constitua infração da ordem econômica ou impedimento à livre concorrência, conforme a legislação em vigor, em especial a Lei 12.529 de 30/11/2011, inclusive: limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa; dominar mercado relevante de bens ou serviços; aumentar arbitrariamente os lucros; e exercer de forma abusiva posição dominante.

 

5. Manuseio de informações de negócios

5.1 Confidencialidade

Os colaboradores estão obrigados a guardar silêncio sobre todos os assuntos internos confidenciais da Companhia, bem como informações dos nossos clientes e parceiros de negócios ou sobre eles.

O Comitê de Diretoria pode autorizar exceções específicas, no contexto normal de negócios ou para um caso concreto (por exemplo em processos de concorrência).

Informações confidenciais são todas aquelas identificadas como tal; ou aquelas acerca das quais assume-se que não são de domínio público e não devem ser tornadas públicas. Negócios e segredos comerciais e industriais, assim como relatórios não publicados, inclusive contábeis, são classificados como informações confidenciais.

As informações confidenciais devem ser protegidas contra o acesso não autorizado de terceiros. As informações confidenciais dentro da Companhia só devem ser divulgadas aos colaboradores que necessitem delas para suas atividades profissionais resguardada a confidencialidade sobre denúncia ética, objetivando a preservação de direitos e imparcialidade nas decisões.

A obrigação de guardar a confidencialidade e segredo das informações permanecerá em vigor mesmo após o término da relação empregatícia.

 

5.2 Proteção de dados

Os Colaboradores e Fornecedores estão obrigados a respeitar as regras de proteção de dados e a contribuir ativamente para que os dados estejam efetivamente protegidos contra acessos não autorizados.

Os dados somente podem ser arquivados, processados e utilizados se isso for requerido para propósitos definidos na performance de atividades legítimas.

 

6. Proibição de lavagem de dinheiro e de financiamentos para atos ilícitos

É proibido, direta ou indiretamente, ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal; bem como outros crimes definidos pelas Leis 9.613 de 1998 e 12.683 de 2012 (legislação relacionada a lavagem de dinheiro).

Os Colaboradores e Fornecedores devem garantir que a HDI Seguros não seja utilizada para lavagem de dinheiro ou outras finalidades ilegais.  

As transações que pareçam ilícitas devem ser recusadas. Isto se aplica especialmente quando as pessoas, entidades participantes do negócio, ou os seus beneficiários, estejam incluídos em uma das listas de sanções aprovadas pela União Europeia, ou por lista similar emitida pelas autoridades brasileiras.

Todos os casos suspeitos devem ser comunicados via nossos canais de denúncia apresentados no item 13 deste Código.

 

7. Suborno e corrupção

O relacionamento da HDI Seguros e Fornecedores com autoridades, políticos e funcionários públicos deve ser pautado em atitudes éticas e profissionais. O suborno e a corrupção não serão tolerados e constituem infrações penais, tanto com respeito a funcionários públicos, como também a questões comerciais.

É proibida a prática de qualquer crime descrito na Lei 12.846 de 2013, entre eles:

  • Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a agente público, ou a terceira pessoa a ele relacionada;
  • Financiar, custear, patrocinar ou de qualquer modo subvencionar a prática dos atos ilícitos previstos na referida Lei;
  • Utilizar-se de interposta pessoa física ou jurídica para ocultar ou dissimular seus reais interesses ou a identidade dos beneficiários dos atos praticados;
  • Frustrar, fraudar ou cometer qualquer outro crime descrito na referida Lei no tocante a licitações e contratos objeto de procedimento licitatório público;
  • Dificultar atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos, ou intervir em sua atuação, inclusive no âmbito das agências reguladoras e dos órgãos de fiscalização do sistema financeiro nacional;

Contratos de consultoria fora dos trâmites de negócios habituais, e os seus pagamentos, devem ser submetidos ao Departamento de Compliance e Risk Management, e por ele aprovados.

É proibida a contratação de apólices com empresas públicas, órgãos do governo e empresas de economia mista fora dos termos da Lei 8.666/93.

Deve-se observar os mais elevados padrões de honestidade e integridade em todos os contatos com administradores e colaboradores do setor público, evitando sempre que a conduta possa parecer imprópria.

Deve-se abster de manifestar opinião sobre atos ou atitudes de colaboradores públicos ou de fazer comentários de natureza política.

Ao defender os interesses da HDI Seguros, deve-se agir com confiança nos padrões de atuação da HDI Seguros e observar sempre os mais elevados princípios éticos e o respeito às leis e normas vigentes.

 

8. Regras sobre informações privilegiadas

Informações privilegiadas são informações concretas não publicadas sobre empresas cujas ações, títulos ou outros papéis são negociadas em bolsa de valores; as quais, se tornadas públicas, podem influenciar o preço destes papéis significativamente.

Os colaboradores de posse de informações privilegiadas estão proibidos de comprar ou vender ações, títulos ou outros papéis negociados publicamente pelas Cias. do Grupo Talanx ou por seus parceiros de negócios; divulgar tais informações a terceiros; ou aconselhar terceiros a comprar ou vender tais ações, títulos ou outros papéis.

A divulgação de informações privilegiadas dentro do Grupo Talanx a outros colaboradores da Companhia ou do Grupo, somente é permitida se elas forem absolutamente necessárias ao exercício das suas funções. Caso existir a suspeita de uso incorreto de determinada informação que possa ser compreendida como privilegiada, sobre qualquer uma das Cias. do Grupo, o Colaborador deve comunicar a Companhia via canal de denúncia apresentado no item 13 deste Código.

Os colaboradores que possuem acesso regular ou ocasional a informações privilegiadas de uma das Cias. do Grupo Talanx negociadas em bolsa serão incluídos na lista de pessoas com informações privilegiadas da respectiva Companhia.

 

9. Doações e patrocínios

O Grupo Talanx e suas subsidiárias fomentam a educação e as ciências, a arte e a cultura, assim como causas sociais ou outras reconhecidas pela Companhia como dignas de suporte.

Estão proibidas doações a pessoas particulares, a contas privadas ou a destinatários que possam prejudicar o prestígio do Grupo Talanx e de suas subsidiárias. Em caso de patrocínio deve-se observar que não exista disparidade entre o nível do patrocínio e o seu objetivo econômico.

Outros pagamentos ou benefícios voluntários sem adequada prestação de contas estão proibidos.

 

10. Relações com Clientes

O compromisso com a satisfação dos clientes e corretores deve refletir-se no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendam a seus interesses, sempre em consonância com os objetivos de desenvolvimento e rentabilidade da HDI Seguros.

O atendimento aos clientes e corretores deve ser cortês e eficiente, oferecendo informações claras, precisas e transparentes. Ambos devem obter respostas, mesmo que negativas, às suas solicitações, de forma adequada e no prazo por eles esperados.

Deve-se evitar dar tratamento preferencial a quem quer que seja por interesse ou sentimento pessoal.

 

11. Relações com Acionistas

O relacionamento com os acionistas deve basear-se na comunicação precisa, transparente e oportuna de informações que lhes permitam acompanhar as atividades e a performance da HDI Seguros, bem como na busca por resultados que tragam impactos positivos no valor de mercado da Companhia.

Deve-se proteger as informações ainda não divulgadas publicamente que possam afetar ou influenciar as movimentações do mercado e decisões de investimentos.

 

12. Conduta diante de dúvidas, fraudes ou de ações contrárias aos princípios e normas do Código de Ética e Conduta Profissional

Os problemas éticos, em sua maioria, não são criados pelas próprias pessoas, mas surgem diante delas, obrigando-as a enfrentá-los. As linhas gerais deste Código permitem avaliar grande parte das situações, mas não detalham, necessariamente, todos os problemas que podem surgir em seu dia-a-dia. Assim, eventualmente, poderão surgir dúvidas sobre qual deve ser a conduta mais correta a adotar. Nesses casos, deve-se procurar ajuda de forma sincera e transparente.

Deve-se comunicar imediatamente e formalmente ao superior imediato ou Diretor da Área onde trabalha, sempre que sentir ou estiver em situação que possa caracterizar fraudes, conflitos de interesses, ou quando suspeitar ou tiver conhecimento de fatos que possam prejudicar a companhia ou que contrariem ou pareçam contrariar os princípios deste Código. Rainbow Sports Bar. Ao fazer isso, o indivíduo está se preservando, cumprindo seu dever e reforçando os princípios éticos da empresa. Quando não for possível, por quaisquer circunstâncias, informar adequadamente seu superior hierárquico, entre em contato com o Departamento de Recursos Humanos.

Além das dúvidas sobre condutas que não estão previstas no Código, podem ocorrer ações incorretas dos colaboradores ou administradores as quais também não constam no Código. Diante dessa situação, cabe ao Comitê de Ética avaliar o ocorrido e decidir a punição cabível ao fato.

Compete, ainda, ao Comitê assumir o julgamento de casos de violação do Código de Ética e Conduta Profissional de maior gravidade e deliberar sobre dúvidas de interpretação do texto.

 

13. Denúncia

Se você tiver conhecimento de grave infração às leis do país ou às normas deste código, especialmente em caso de fraudes, desfalques, corrupção, acordos para constituir um cartel, falsificação de balanços, ou outras ações que possam caracterizar delitos criminosos ou cíveis, ou de um risco para a reputação do Grupo Talanx você deve contatar nosso Disk Denuncia 0800 770 47 17.

As informações devem dar à Companhia e ao Grupo Talanx a possibilidade de reagir a tempo a eventuais anomalias e retificá-las. As comunicações podem realizar-se com a indicação da pessoa denunciante ou anonimamente, e serão tratadas com absoluta confidencialidade e com o cuidado devido.

Se restar configurada que a suspeita foi infundada, não haverá quaisquer  consequências diretas ou indiretas em razão da mesma.


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